quinta-feira, 29 de setembro de 2011

capitulo 03


Disciplina: Pratica na Dimensão Político social
Professor: Jónata Moura
Aluno: Gerlan Sousa Da Costa 1170AL128





RESUMO INFORMATIVO


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.59 a 82





O capitulo aborda a visão de bourdieu sobra à herança familiar, ele acredita que a escola não mantém seu papel de democracia, pelo contrario a escola tornou se o lugar mais propicio para a propagação da desigualdade, Bourdieu define a cultura estabelecida pela classe dominante como a cultura geral, onde a classe dominante que tem acesso a certos privilégios impõe aos demais que tenham esse conhecimento ao qual não tem acesso. Outra característica abordada no texto foi o fato da lei do rendimento diferenciado di diploma, esta acredita que a valorização de um diploma dependera em muito da capacidade e prestigio que possui certo grupo social. Assim um indivíduo com um diploma será mais valorizado ou menos dependendo do seu grupo social, Bourdieu cita o caso de filhos de (advogados médicos dentistas). Exemplificando melhor esta questão , ele quis dizer que o filho de um advogado tende a ser advogado, enquanto o filho do operário logo será operário isto segundo a cultura dominante . Estas foram às problemáticas apresentadas no texto que tem como base a pesquisa bibliográfica.


   Palavras- chave: Origem –Dominantes - Dominada

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